Quantidade de Páginas visitadas

semana do meio ambiente
O Colégio João Zacco organizou uma semana de intensas atividades relacionadas ao tema da preservação ambiental, com palestras, mini-cursos, oficinas, caminhadas envolvendo os alunos do curso Técnico em Meio Ambiente, com o objetivo de conscientizar os alunos nas questões que envolvem o meio ambiente.
CENTENÁRIO DA POETISA PARANAENSE - HELENA KOLODY
O poeta nasce no poema, inventa-se em palavras. (1980)

BIOGRAFIA DA AUTORA
Filha de pais imigratntes ucranianos - Miguel Kolody e Vitória Kolody, nasceu na cidade de Cruz Machado no dia 12 de outubro de 1912 e faleceu na cidade de Curitiba em 15 de fevereiro de 2004. Grande parte de sua infância passou nas cidades de Três Barras e Rio Negro, onde fez o curso primário, estudo piano, pintura e produziu seus primeiros versos ais 12 anos.
Com 16 anos de idade, publicou seu primeiro poema intitulado - "A Lágrima" e suas demais produções eram publicadas pela revista "Marinha" da cidade de Paranaguá.



Em 1931 diplomou-se professora da Escola Normal Secundária - atual Instituto de Educação do Paraná, iniciando sua carreira profissional como educadora, lecionando no "Grupo Escolar Barão de Antonina, local em que aprendera suas primeiras letras.

Professora, escritora, amante das artes e das letras, foi a primeira mulher poetisa brasileira a publicar Haicais no Brasil em 1941. Lecionou no Instituto de Educação de Curitiba por 23 anos e foi também, professora na Escola de Professores da cidade de Jacarezinho-PR.

Entre suas principais obras, destacam-se: "Paisagem Interior" (1941), "Poesias Completas" (1962), "Infinito Presente" (1980), "Poesias Escolhidas" (1983 - traduçoções do seus poemas para o ucraniano), "Viagem no Espelho"(1988 - reunião de vários livros já publicados) , "Luz Infinita" (1997 edição bilíngue) e muitos outros.


Em 1985, Helena Kolody recebeu o diploma de Mérito Literário da Prefeitura da cidade de Curitiba e em 1988, foi criado o Concurso Nacional de Poesia Helena Kolody, que é realizado anualmente pela Secretaria da Cultura do Estadodo Paraná em sua homenagem.

Eleita por unanimidade para a Academia Paranaense de Letras em 1991, ela foi novamente homenageada, dessa vez por seus 80 anos de contribuição social - em 1992 no filme "A Babel de Luz" do cineasta Sylvio Back, que recebeu o prêmio de melhor curta-metragem e melhor montagem no 25º aniversário - Festival de Brasília.

Foi muito admirada por outros poetas, inclusie Carlos Drummond de Andrade e Paulo Leminski. Com Leminski manteve uma grande relação de amizade e de admiração tanto literária como pessoal.

No ano de 2003, a Universidade Federal do Paraná lhe entregou o título de "Doutora Honoris Causa."

CARACTERÍSTICAS DE SUA CRIAÇÃO POÉTICA
Segundo Nicolás Hec, seu biógrafo e tradutor para o ucraniano, o conteúdo principal das poesias de Helena Kolody é de "tranquilas reflexões sobre a época contemporânea, conforme sua visão, cheia de controvérsias, perturbações, incertezas e violência, e na qual o progresso tecnológico se contrapõe à miséria e morte de fome de milhões. Para reformar a vida e construir um mundo melhor, a autora - sendo cristã e mestra - propõe como pedra fundamental para reflexão o amor a Deus e a reeducação. Característica de seu estilo são a ausência de temas banais, de metáforas gastas ou analogias repetidas. A crítica literária ressalva que em cada volume novo a poeta supera-se com profundeza e síntese das ideias, transmitidas com palavras simples, lapidares." (Luz Infinita, pág. 21)


SEU LUGAR NA LITERATURA BRASILEIRA
Já a primeira coletânea de poesias de Helena Kolody ("Paisagem Interior") foi entusiasticamente recebida pelo círculo de literatos paranaenses de então.
Enviada em 1942 para um concurso de poesias organizado pela Sociedade de Escritores do Brasil, no Rio de Janeiro (ou sociedade de Homens de Letras, como consta em "Um escritor na Biblioteca - Helena Kolody", Biblioteca Pública do Paraná, 1986), a coletânea ficou com o segundo prêmio. Foi esse um grande êxito, principalmente levando em consideração o reservado posicionamentodo centro cultural do Brasil para com a então "muda e culturamente pobre província do Paraná". Após o aparecimento de sua segunda coletânea ("Música submersa"), em 1945, um crítico paranaense fez o seguinte comentário: "Hoje o Paraná a admira. Amanhã o Brasil a consagrará." Com as coletâneas seguintes, conquistou ela da crítica paranaense as merecidas denominações de "princesa da poesia", poetisa de asas douradas de aço", "poetisa da eternidade" e maior poetisa do Paraná."


Para Helena Kolody, citando Camões a respeito do amor, a poesia era "um não sei quê, que nasce não sei onde, e vem não sei como..." ("Um escritor na Biblioteca", pág. 13)



P R E C E

Concede-me, Senhor, a graça de ser boa,
De ser o coração singelo que perdoa,
A solícita mão que espalha, sem medidas,
Estrelas pela noite escura de outras vidas
E tira d'alma alheia o espinho que magoa.
Afinal, o que é bullying?


íconeO que é? A palavra inglesa bullying, que ainda não tem uma definição única em português, se refere a atitudes ameaçadoras que afetam, principalmente, crianças e adolescentes.









íconePode ser agressão físi
ca... O bullying acontece, em muitos casos, por meio de agressões físicas, de atos praticados que ferem fisicamente, como: chutes, empurrões, brincadeiras que machucam etc.







íconeMas também pode ser verbal...

Existem atitudes que machucam e magoam tanto quanto as agressões físicas: as chamadas de agressão verbal. Esta consiste em ameaçar ou intimidar alguém; humilhar por qualquer motivo; excluir; discriminar por cor, raça ou sexo; falar mal sem motivos, etc. Agressões verbais são mais comuns do que agressões físicas e, na escola, elas ocorrem com bastante frequência. Em muitos casos, as vítimas se sentem envergonhadas ou inseguras em denunciar.





ícone

Fique ligado!
É muito importante compreender como ocorrem as práticas de bullying, seja na escola ou em qualquer lugar que frequentamos. Saber mais sobre o assunto ajuda a identificar as situações para que possamos denunciá-las.





ícone

Como saber se estou envolvido com bullying?
Todos nós podemos nos envolver com práticas de bullying, mesmo contra nossa vontade. Neste caso, podemos ser os agressores, as vítimas ou as testemunhas. Entenda um pouco mais sobre o perfil de cada um:







O agressor


É a pessoa que pratica bullying e normalmente, quer ser visto como o "popular" pelos colegas da escola. Em muitos casos, se sente poderoso e satisfeito em provocar o sofrimento do outro. No filme Bullying: provocações sem limites, Nacho é um típico agressor, ele provoca e maltrata Jordi sem motivo algum, se tiver oportunidade, assista o filme.



A vítima


É muito comum que vítimas de bullying não reconheçam que sofrem esse tipo de agressão. Não há uma regra, mas na maioria dos casos, as vítimas tendem a ser mais frágeis que o agressor e, de forma geral, possuem características que os diferenciam da maioria de seus colegas de turma, o que pode motivar ainda mais a prática de bullying.



As testemunhas


Todos nós podemos testemunhar práticas de bullying. De forma geral, elas são as pessoas que convivem com a violência ou que presenciam ações de violência, física ou verbal.





íconeFaça parte da mu
dança! Pequenas atitudes que podem ser valiosas:

Na escola ou em outro ambiente, informe a um adulto responsável sobre qualquer situação de bullying que você tenha testemunhado;

Se seu amigo sofre bullying, tente convencê-lo a procurar ajuda e faça-o se sentir mais à vontade no grupo.



fonte: http://www.alunos.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=383
Boletim online




BOLETIM ONLINE






ENEM E VESTIBULAR
A BIBLIOTECA ÉRICO VERISSIMO, DO COLÉGIO JOÃO ZACCO PARANÁ, A PEDIDO DOS PROFESSORES DE LINGUA PORTUGUESA, SELECIONOU OBRAS LITERÁRIAS, PARA AS TURMAS DO 2º E 3º ANO , QUE IRÃO PRESTAR O ENEM  OU VESTIBULAR.













Radios Online - Clique aqui e ouça mais de 19.500 rádios

    Mais de 1000 Radios Online a sua escolha.




CELEM
O Centro de Línguas Estrangeiras Modernas é uma oferta extracurricular e gratuita de ensino de Línguas Estrangeiras nas escolas da rede pública do Estado do Paraná, destinado a alunos.



Aulas de Espanhol para o Ensino Fundamental e Médio.



Estamos ofertando 3 turmas, sendo duas de 1º ano e uma de 2º ano.



As aulas são nas quartas e quintas-feiras no turno da tarde e no período noturno nas segundas e quintas-feiras.
Produtos Recicláveis se Transformam em Porta Retrato


  O Colégio João Zacco Paraná realizou no Último dia 15 de Outubro de 2011,  um jantar em comemoração ao dia do professor, tendo a participação de professores e funcionários.



Foram entregues um porta retrato com a foto dos professores e funcionários, confeccionados com produtos recicláveis, pelos alunos do curso Técnico Em Meio Ambiente





              

         





Reunião Com os Pais
 No dia 19/10/2011, realizou-se a Reunião com Pais dos Alunos do Colégio João Zacco Paraná












10 Dicas Importantes
10 Dicas para Alunos que se encontram Abaixo da Média Escolar

-Não falte aula
-Pare com as brincadeiras
-Participe nas aulas
-Fique atento à explicação dos professores
-Mantenha os trabalhos em dia
-Esteja sempre motivado
-Estude em casa
-Nunca vá na carona do colega
-Leia bastante
-Saiba trabalhar em grupo
E... Depois Comemore !





Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito